Guia de Fazendas

Fazenda Tradição / Hábil Brangus - Pura Raça

Touro Hábil Brangus (Foto: Thaiany Regina / Rural Centro)

Atividade: Pecuária (cria, recria e engorda), venda de animais brangus selecionados geneticamente
Raça: Brangus
Cidade: Campo Grande
Região: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Telefone: (67) 3327 0044
E-mail: habilbrangus@uol.com.br
Site: www.sementeszamboni.com.br

Informe publicitário

Seleção de reprodutores brangus ajuda na produção da carne de novilhos precoces.

Da criação do nelore para a paixão da raça brangus. É assim, nessa expressão, que se traduz o trabalho do produtor rural Luciano Zamboni da Hábil Brangus - Pura Raça. Pioneiro na cultura da raça em Mato Grosso do Sul, há 24 anos Luciano desenvolve uma atividade exemplar na Fazenda Tradição, localizada a 10 Km de Campo Grande, capital do estado. Zamboni seleciona animais brangus desde 1988 e se dedica à produção de um bovino com características adequadas às condições da região Centro-Oeste do país, principalmente com a forte temperatura e baixa condição nutricional (brachiarias e solo arenoso).

"Desde 1988 comecei a selecionar animais brangus. Tinha um plantel de nelore e comecei a inseminar as matrizes com brangus e angus e hoje cheguei nesse resultado, com um rebanho produtivo, animais moderados, de uma qualidade de carne incrível e, além de tudo, destacados pela docilidade, precocidade e rusticidade. Acreditei na união das melhores caracteristicas do angus e do zebu", explica ele. Para Zamboni essa complementariedade dp brangus é a principal vantagem de manter um animal desse porte no campo. "A união dessas raças é a fórmula perfeita", garante.

Ao todo são 1.800 hectares da Fazenda Tradição que dão espaço às 1.300 cabeças de brangus existentes no plantel. "Nossa força está concentrada na reprodução. Os nossos touros estão prontos para trabalhar a campo. São animais com carcaça moderna, frame moderado, precoces que, aliados à facilidade de parto das fêmeas, garantem a alta produção de carne", diz o criador que oferece reprodutores, matrizes e embriões da mais alta linhagem. O descarte é destinado à terminação e abate, sendo a propriedade uma das fornecedoras da holding MSX Group, que seleciona novilhas brangus precoces de até 18 meses.

O pecuarista procura manter os animais que têm os maiores méritos genéticos e faz os melhores acasalamentos possíveis.  Como o brangus é uma raça para se trabalhar a curto prazo, na Fazenda Tradição as fêmeas são selecionadas para a reprodução a partir dos 17 meses. "É um rebanho voltado 100% para a inseminação artificial, que é o nosso carro-chefe, sendo que os indivíduos destacados são escolhidos para as técnicas de Transferência de Embriões (TE) e Fecundação In Vitro (FIV). Temos aqui o que chamamos de 'puro sintético', não é apenas o cruzamento dessas duas raças, mas uma evolução genética até chegar nesse grau de sangue", diz ele. Os animais da Fazenda Tradição são compostos de aproximadamente 67,5% de sangue angus e 32,5% de sangue zebu.

Desde o início da criação de brangus, Luciano Zamboni utiliza o sistema de avaliação genética NATURA Gensys. "Cada animal que nasce passa pela minha mão, inclusive o acasalamento. Acompanho cada dado, analiso a performance do animal para manter a consistência, assim é possível fazer uma comparação com os rebanhos associados e por isso faço questão de estar presente no mangueiro sempre, ano após ano", declara.

O controle sanitário aliado à segurança alimentar é o que garante a qualidade do racial bem definido, conforme as exigências do proprietário, de que assim como os zebuínos, o gado sobrevive exclusivamente a pasto e sal mineral no cocho. "A seleção que eu faço no meu gado é manter a mesma vaca brangus comendo no mesmo lugar e ambiente, sob as mesmas condições de uma vaca zebu do Brasil Central, sobrevivendo a brachiarias e inverno seco e que, além disso, aumente a precocidade em termos de abate e produtividade e a qualidade da carne", define o produtor rural.

Produzir em quantidade para atender o mercado é o grande desafio dos criadores da raça. Para Luciano, o mercado está em desenvolvimento constante, o que fortalece a pecuária como um instrumento de trabalho cada vez mais sério e de responsabilidade econômica. "Há trezes anos realizo um leilão (Brangus MS, que em 2013 acontecerá dia 5 de agosto)  e sei que os investidores são pessoas que procuram e querem resultado. A população mundial cresce a níveis exponenciais e a cada ano as fronteiras estão aumentando. O mercado é promissor está em plena expansão, o que torna este um desafio satisfatório, pois o valor da carne corresponde ao rigoroso sistema de produção e tanto os investidores como consumidores reconhecem isso comprando uma carne com mais qualidade".

+ Leilão Brangus MS 2014, nesta sexta (08 de agosto), com TRANSMISSÃO AO VIVO pela Rural Centro

Veja abaixo a reportagem em vídeo sobre a Fazenda Tradição - Hábil Brangus


Formulário de Contato

Enviar