Guia de Fazendas

MSX Group

Atividade: Pecuária (cria, recria e engorda), venda de animais brangus selecionados geneticamente, nutrição animal (rações e suplementações) e venda de carnes de novilhas precoces.
Raça: Brangus
Cidade: Campo Grande
Região: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Localização: Rua Chaadi Scaff, 669, Itanhangá Park
Telefone: (67) 3325 0222
E-mail: brangussaogeraldo@gmail.com

Informe publicitário

Do embrião à mesa: a fazenda que agregou valor em todo seu sistema de produção

A pecuária moderna pede mais do que nutrição, genética e manejo adequado do rebanho bovino. Novas demandas exigem do produtor rural uma relação mais próxima de seu produto final – a carne. Afinal, o alimento atenderá a população mundial não somente em termos de quantidade, mas principalmente em qualidade. No Brasil, por exemplo, 75% da população estarão nas Classes A, B e C até 2014. A Classe C, atualmente com 54% dos brasileiros, é a primeira a impulsionar o consumo de carne. E de quem será a responsabilidade de suprir esse consumidor?

O Brasil é praticamente o único país com área e clima adequados o suficiente para fazer crescer sua produção. O Centro-Oeste, região responsável pela maior parte dos abates de bovinos do país, está na vanguarda de ações inovadoras para agregar valor para a carne e vender para um mercado diferenciado. Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, surgiu em 2008 a Brangus MSX, uma boutique de carnes com cortes especiais para a grelha,  churrasco e para o cotidiano das donas de casa, como cozidos, assados e frituras. A aposta na qualidade e padronização do produto fez com que o grupo crescesse e tomasse proporções maiores do que a venda de seus próprios produtos. A empresa transformou-se na holding MSX Group, que compreende a Pecuária MSX, Nutrição Animal MSX e Carnes MSX.

Como funciona a holding MSX Group?

Pecuária MSX: atende todos os pecuaristas parceiros, que fornecem somente novilhas precoces da raça brangus terminadas com no máximo 18 meses de idade. Mensalmente são abatidas cerca de 110 novilhas. A criação a campo é monitorada dentro das boas práticas agropecuárias e rigor na sanidade. O resultado vai além da qualidade da carne: o abate tem dado um rendimento médio de 52,5% na carcaça, embora eventualmente alcance níveis ainda maiores.

Nutrição Animal MSX: produz e acompanha regularmente a produtividade dos animais e se compromete com os resultados. A dieta é composta por diferentes misturas minerais, calibradas para cada categoria animal e também conforme a sua necessidade fisiológica e produtiva, levando em consideração a oferta de nutrientes nas pastagens em diferentes épocas do ano. Os alimentos consumidos pelos animais vêm da fábrica da holding e são produzidos conforme Boas Práticas de Fabricação.

Carnes MSX: utiliza o frigorífico como prestador de serviço. Na indústria é feito somente o abate e a limpeza das carcaças. Na sede da Carnes MSX, em Campo Grande-MS, é feita a desossa e a embalagem dos cortes que abastecem não somente a boutique de carnes, mas diversos estabelecimentos, como restaurantes. As carnes têm garantia de maciez, suculência e sabor, pois são todas produzidas sob o mesmo sistema de manejo, sanidade e nutrição. A dieta dos animais é capaz de diminuir o índice de gordura saturada e aumentar os níveis de selênio, vitaminas D e E e Ômegas 3 a 6, de olho também na segurança alimentar.

Brangus São Geraldo
O rebanho brangus São Geraldo é um dos fornecedores da Carnes MSX. O foco da fazenda, localizada em Campo Grande-MS, é a reprodução e a seleção das melhores matrizes e reprodutores brangus, raça sintética que deriva das principais raças bovinas do mundo: nelore, angus e, utilizada com maior freqüência nos Estados Unidos, Brahman.

O rebanho é selecionado segundo avaliações do Geneplus, o programa de seleção genética atestado pela Embrapa Gado de Corte. O objetivo dos criadores e sócios-proprietários da MSX Group, Mauro Moraes e Anildo Conrado, é selecionar as 370 matrizes de seu plantel das atuais 700 e manter somente os indivíduos mais funcionais. No manejo reprodutivo, 100% das vacas passam por IATF e depois é feito repasse com tourinhos do próprio rebanho São Geraldo. Na desmama e no sobreano, os animais passam por avaliações que determinam quais serão as fêmeas e os machos aptos a continuarem no rebanho. Dos animais descartados para a reprodução, os machos ficam disponíveis ao mercado para recria e engorda e as fêmeas são terminadas para fornecer carne para a holding MSX Group.

Novilhos precoces da raça Brangus
Os bezerros da Brangus São Geraldo são criados com suplementação (creep feeding) e, no caso das fêmeas, desmamadas aos oito meses com cerca de 220 kg. Após isso, passam por uma recria a pasto e são terminadas a pasto com, no máximo, 18 meses. A meta é intensificar a produção, acabar com a recria e abater os animais com 14 meses de idade. “A recria, fase em que geralmente o gado sente a desmama e emagrece, é o melhor período para o crescimento dele. Por isso queremos aproveitá-la da melhor forma possível e dar condições para o animal crescer e ser abatido mais precocemente ainda”, projeta o pecuarista Mauro Moraes.

Além de aumentar a taxa de desfrute, a precocidade no abate melhora a qualidade da carne. Segundo o médico veterinário Mário Luíz Pompeo, responsável pelo manejo reprodutivo da fazenda, qualquer tipo de estresse em que o animal perde peso acarreta em substituição de ponte de hidrogênio em pontes de enxofre na carne e endurece o produto final. “É imprescindível dar comida pro animal e evitar que ele perca peso nessa fase de crescimento”, reforça o veterinário.

Segurança Alimentar
Como citado anteriormente, existem pesquisas em andamento feitas por universidades visando comprovar o aumento das taxas de selênio, vitaminas D e E e Ômega 3 e 6 e redução no índice de gordura saturada das Carnes MSX. Mas além dos atributos fisiológicos dos produtos, a empresa preocupou-se também com a higiene e qualidade no preparo dos cortes. Na casa de carnes em Campo Grande, os açougueiros passam por treinamento e até acompanhamento psicológico, diminuindo a rotatividade de funcionários e padronizando os produtos.

Além dos cortes de carne para dia-a-dia, como bifes de coxão duro, coxão mole e lagarto, a Carnes MSX oferece diversos cortes especiais embalados a vácuo, que pela gestão de reposição permanecem sempre frescos e saborosos. Entre os mais famosos estão o bife de ancho, a ponta de costela, o steak do açougueiro, assado de tira (costela), t-bone, picanha e até hambúrguer e carpaccio.

Produtos MSX Group
E não é somente a carne que integra a lista de produtos diferenciados da holding MSX Group. Atestados pelo programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, a fazenda oferece permanentemente ao mercado touros reprodutores e matrizes, bezerros e bezerras para recria e engorda e, para quem quiser seguir os mesmos padrões de terminação, a Nutrição Animal MSX oferece sua linha de produtos para nutrição de ovinos, equinos, bovinos e aves com procedimentos aprovados e adequados às Boas Práticas de Fabricação (BPF). As rações asseguram a obtenção dos resultados econômicos melhorando índice de fertilidade, ganho de peso e aproveitamento de pastagens.

+ Leilão Brangus MS 2014, nesta sexta (08 de agosto), com TRANSMISSÃO AO VIVO pela Rural Centro

Veja abaixo a reportagem em vídeo sobre o MSX Group:


Formulário de Contato

Enviar