Guia de Fazendas

Grupo Água Tirada

Touro Urapuru da AT: 60 mil doses de sêmen vendidas

Atividade: Venda de animais nelore selecionados geneticamente, agricultura (soja, milho, cana-de-açúcar), turismo tecnológico.
Raça: Nelore
Cidade: Maracaju
Região: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Telefone: (67) 3454 6292
E-mail: grupoat@terra.com.br
Site: http://www.aguatirada.com.br/

Criação de nelore alia características raciais e avaliação genética

Informe publicitário


No interior do Mato Grosso do Sul, em Maracaju, a Fazenda Água Tirada diversifica os negócios com pecuária, agricultura e turismo tecnológico para garantir rentabilidade. A propriedade, fundada em 1900 por Adolfo Alves Ferreira, é agora administrada pela 3ª geração, de Arthêmio Olegário de Souza, nelorista que guarda o mito da seleção Nelore AT.
 

O selecionador confiou em seu dom para melhorar o plantel. Os primeiros animais, adquiridos em 1965, eram descendentes de nelore indianos, característica preservada até hoje. “O pedigree tem que morrer na Índia”, informa Arthêmio. Para o pecuarista, o nelore era gado alto, de costela e chanfro curtos, e hoje evoluiu para um bovino próximo ao chão, de costela grande e acabamento rápido.
 

Para disseminar a genética, Água Tirada investiu na seleção de matrizes eficientes na produção de touros. Alguns reprodutores da marca AT estão próximos de terem 60 mil doses de sêmen vendidas. "O Uapiti vem fazendo história dentro da raça nelore com mais de 55 mil doses comercializadas e o Afamado é líder de avaliação genética, cada vez mais requisitado", ressalta Diego Alves, gerente de negócios da ABS Pecplan no MS.

O número expressivo foi conquistado devido ao sucesso dos animais em diversos planteis, como o da Agropecuária Tropical, de Claudinê Bobato. Em 2010 a Tropical foi premiada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil com o prêmio Qualidade de Carcaça. “Leite e habilidade materna são são as principais características que os touros da Água Tirada passam. No gado comercial tive ganho evidente e marcante”, aprova Bobato.

O diferencial da Água Tirada está não somente na avaliação genética do Geneplus e PMGZ.  Os acasalamentos feitos com o olho de Arthêmio Olegário imprimem uma qualidade que não pode ser mensurada por régua de DEPs: a rusticidade.

Edgar Ribeiro da Silva, diretor da Fazenda Bodoquena (MS), usa touros AT e afirma que busca busca o equilíbrio entre genética e racial. “Nosso rebanho vai bem tanto no planalto como no Pantanal”, conta. A Fazenda Bodoquena utilizou, e aprovou, o uso de sêmen dos touros Garimpeiro, Urapuru, Sudão e Afamado.
 

Outra propriedade que comprova os resultados dos touros Água Tirada é a Fazenda Chaparral / Haras El Zahran (MS). Com um plantel de matrizes nelore PO descendentes do touro Garimpeiro, o rebanho da fazenda ganhou precocidade, carcaça e leite para desmamar bezerros pesados. Entre as características que evoluíram no plantel, Gustavo Stucchi, gerente geral da propriedade, destaca costela grande, úbere bem posicionado, área de olho de lombo, habilidade materna e precocidade, esta potencializada pela velocidade de ganho de peso.
 

Um dos responsáveis pela disseminação da genética da Água Tirada é João Costa, proprietário da Raçador Inseminação artificial. Para ele, o sucesso está no rigor da seleção. “A Água Tirada gosta de avaliação genética, mas o animal tem que dar resultado a campo. Lá não se admite vaca vazia, sem leite ou que desmame um bezerro leve”, reforça João Costa.


Veja abaixo a reportagem em vídeo sobre o Grupo Água Tirada



Conheça a história do Nelore Água Tirada

 

Catálogo de Animais

Bharaipur da AT

Bharaipur da AT

Raça: Nelore

Tororó da AT

Tororó da AT

Raça: Nelore

Urapuru da AT

Urapuru da AT

Raça: Nelore

Uapiti da AT

Uapiti da AT

Raça: Nelore

Afamado da AT

Afamado da AT

Raça: Nelore

Garimpeiro FIV da AT

Garimpeiro FIV da AT

Raça: Nelore

Sudão da AT

Sudão da AT

Raça: Nelore

Maracaju FIV da AT

Maracaju FIV da AT

Raça: Nelore

Ebandhi L Vera da AT

Ebandhi L Vera da AT

Raça: Nelore

Deluxe FIV da Neloporã

Deluxe FIV da Neloporã

Raça: Nelore

Vathi POI da AT

Vathi POI da AT

Raça: Nelore

Fantoche da AT

Fantoche da AT

Raça: Nelore

Elamo da AT

Elamo da AT

Raça: Nelore

Erexim da AT

Erexim da AT

Raça: Nelore

Vulgar da AT

Vulgar da AT

Raça: Nelore

Formulário de Contato

Enviar