Guia de Fazendas

Grama Senepol

(Foto: Divulgação / Grama Senepol)

Atividade: Venda de animais Senepol selecionados geneticamente e agricultura (cana-de-açúcar).
Raça: Senepol
Cidade: Pirajuí
Região: São Paulo
País: Brasil
Telefone: (16) 9785 2152
E-mail: jrfernandes@senepoldagrama.com.br
Site: http://www.senepoldagrama.com.br/

Quanto vale um Grama de genética?
 

Pioneira na utilização e introdução de genética Senepol no Brasil, a Fazenda da Grama busca aprofundar seu trabalho de seleção, produção de animais em escala e aprimoramento das melhores linhagens originárias da raça. 
 

Informe publicitário
 

Na busca por um bovino que aliasse eficiência reprodutiva e rusticidade, resistindo a diferentes climas e relevos, um grupo de pecuaristas brasileiros expandiu seu horizonte para achar essa solução. A resposta estava no gado Senepol, que é derivado do cruzamento da raça senegalesa N’Dama com a Red Poll. O Senepol desenvolveu-se na ilha caribenha de Saint Croix, em 1918, numa época em que seria difícil prever que a nova raça se adaptaria tão bem longe da África e da Europa, seus respectivos continentes de origem.
 

O uso do cruzamento industrial do Senepol com matrizes Nelore e f1 no Brasil começou no final da década de 90, quando a Fazenda da Grama, localizada em Pirajuí, interior paulista, fez os primeiros trabalhos de inseminação com sêmen importado. Em 2000, em viagem de volta dos Estados Unidos, onde a raça foi pesquisada a fundo e consolidada, a Grama e mais dois parceiros trouxeram na bagagem 700 embriões de Senepol POI e os primeiros animais nasceram em 2002. A partir daí, participou do processo de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, sendo o sócio fundador de número um.
 

No entanto, não bastava consolidar o plantel da Fazenda da Grama. A ideia era expandir a genética da raça para disseminá-la Brasil afora. Para isso, com o nascimento dos primeiros animais, a propriedade começou também a implantar um programa permanente de melhoramento e seleção genética feito através de biotecnologias de reprodução, como fertilização in vitro e transferência de embrião, valendo-se de doadoras filhas dos melhores raçadores de Senepol do mundo, comprovadamente superiores em termos de genética.
 

Parcerias
Hoje, a Fazenda da Grama tem um banco de sêmen com mais de 120 genearcas, mundialmente provados, para uso próprio e também em parcerias. Além de seu trabalho próprio de seleção, a fazenda buscou parceiros para preservar as origens da raça e aumentar a variabilidade genética do Senepol. Entre esses trabalhos está a Genética Isla, feito em conjunto com os criatórios Genetropic e Santa Helena. Voltando à Ilha Saint Croix, o grupo chegou a animais superiores das linhagens WC e CN. Touros e doadoras foram foram levados até os Estados Unidos para que, através de acasalamentos direcionados feitos exclusivamente para a preservação das origens do Senepol, sejam produzidos doadoras e doadores de sêmen, além de embriões. A Genética Isla está alicerçada em três pilares: essência, pureza e modernidade.

 

Fazenda da Grama, Genetropic e Santa Helena são responsáveis também pela idealização, em 2006, do Grupo Parceiros do Senepol, uma união de diversos criatórios brasileiros que ajuda a raça a ter mais competitividade, sem perder a identidade de cada criador. Grupo este que cresceu e que conta hoje com uma coordenação geral, feita pela empresa S+ (Senepol Mais, fundada em 2010 com o objetivo único de expandir o Senepol através de produtos como sêmen, embriões, prenhezes, organização de eventos e serviços de assessoria técnica). O grupo expõe seus resultados em eventos e leilões, de olho na conquista de novos mercados e no ganho de escala de produção. Seu lema é: união, aliança, trabalho, talento e transparência.
 

Para corroborar com todo esse esforço em melhorar a genética da raça, outra iniciativa da Fazenda da Grama foi o lançamento do programa de performance Safiras do Senepol, cuja proposta é lapidar a raça, refletindo seu brilho em números. O projeto avalia e qualifica fêmeas jovens e as chancela como doadoras de embriões. Quem atesta os resultados são técnicos da equipe S+, além de pesquisadores da Unesp, da Embrapa, do Instituto de Zootecnia de São Paulo e da Coan Consultoria. Neste trabalho, os profissionais analisam escore do trato reprodutivo, ultrassonografia de carcaça, escore visual, adaptação e desempenho produtivo. De forma novamente inovadora, a partir de 2013 também tiveram início as avaliações de eficiência alimentar. O resultado busca apontar o caminho para o crescimento sustentável da raça e potencializar o retorno para os investidores do Senepol.
 

História
A jornada da Fazenda da Grama começou nas mãos de José Antônio e Dejanira Fernandes, que plantaram as primeiras sementes no solo, criando uma propriedade especializada em cana-de-açúcar e genética Senepol no interior paulista. O rebanho é reconhecido pela marca ZT, que surgiu por conta do apelido do fundador, Zé Torneira, uma menção ao seu antigo trabalho na produção de torneiras. O esforço em se reinventar continuamente para ser a referência em seu campo de atuação renderam à Fazenda da Grama o prêmio do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal de melhor projeto de implantação de inseminação artificial do Brasil, conquistado em 1995, e o certificado GlobalGap, em que a fazenda foi uma das primeiras do estado de São Paulo a garantir o atestado de qualidade do manejo, respeito ao meio ambiente, saúde animal, integridade dos colaboradores e mecanismos de rastreabilidade. Hoje, a marca ZT vai além de identificar um plantel. Ela designa também uma gama de ações fundamentadas em gestão, liderança e uso de tecnologias.

 

>> Veja abaixo os vídeos sobre a história da Fazenda da Grama e sua seleção genética de gado Senepol:
 



Formulário de Contato

Enviar